sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Simbolo Yin e Yang



Em chinês este conhecido símbolo que representa a integração de Yin e Yang é denominado o diagrama do Tai Chi. A doutrina chinesa do Yin e Yang é baseada na filosofia e metafísica da cultura daquele país.

Segundo esta filosofia, duas forças complementares compõem tudo que existe, e do equilíbrio dinâmico entre elas surge todo movimento e mutação. Essas forças são:

  • Yin – o princípio passivo, feminino, nocturno, escuro, frio
  • Yang – o princípio activo, masculino, diurno, luminoso, quente.

Essas qualidades acima atribuídas a cada um dos dois princípios são, não definições, mas analogias que exemplificam a expressão de cada um deles no mundo fenoménico. Os princípios em si mesmos estão implícitos em toda e qualquer manifestação.

Os exemplos acima não incluem qualquer juízo de valor, e não há qualquer hierarquia entre os dois princípios. Assim, referir-se a Yin como negativo indica apenas que ele é oposto a Yang, quando chamado de positivo. Esta analogia é como a carga eléctrica atribuída a protões e electrões: os opostos se complementam, positivo não é bom ou mau, é apenas o oposto complementar de negativo.

A realidade observada é fluida e em constante mutação, na perspectiva da filosofia chinesa tradicional. Portanto, tudo que existe contém tanto o princípio Yin quanto o Yang. O símbolo Yin-Yang expressa esse conceito: dentro do Yin preto está contido o Yang branco, dentro do Yang branco está contido o Yin preto.

O símbolo Yin-Yang teve origem na Coreia e representa o equilíbrio da natureza, da força, das mentes e do físico. Representa todas as forças negativas (preto) e positivas (branco).

Resumidamente temos,

O YANG representa:

LUZ, ACTIVO, MONTANHA, PARTES ALTAS, VERÃO, CALOR, DURO, CONCRETO, OBJECTOS GRANDES MACIÇOS, LOCAIS RUIDOSOS COMO BAILES E FESTAS.

Amor, Tolerância, Criatividade, Iniciativa, Amizade, Admiração, Ajuda, Facilidade.

As forças YANG são poderosas nos meses de verão, mas enfraquecem durante a noite escura. Um elemento como a árvore pode ser YANG se a árvore for grande e forte.

As situações em que há YANG demais são muito agitadas e causam excessos. Devem ser evitadas.

O YIN representa:

ESCURIDÃO, PASSIVO, ÁGUA, PARTES BAIXAS, INVERNO, FRIO, MOLE, IMPALPÁVEL, OBJECTOS PEQUENOS, FRÁGEIS, LOCAIS CALMOS COMO IGREJAS E CEMITÉRIOS.

Ódio, Intolerância, Sedentarismo, Inimizade, Inveja, Oposição, Dificuldade.

As forças YIN são poderosas nos meses de Inverno, mas enfraquecem durante o dia claro. Um elemento como a árvore pode ser YIN se a árvore for pequena e delicada.

As situações em que há YIN demais são muito calmas e sem vida. Devem ser evitadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário